Turismo


Património


Património Actual


       Hoje Eiras, aparece principalmente como extensão da Cidade de Coimbra, onde pontificam importantes pólos de tecido empresarial e habitacional. A agricultura resume-se actualmente a pequenas explorações para consumo próprio.
Mas Eiras é actualmente uma freguesia totalmente mudada para melhor. O seu crescimento nas últimas décadas, faz com que seja a segunda maior do concelho em termos de número de loteamentos e edifícios de habitação colectiva.
       Também a nível de infra-estruturas esta freguesia tem tido um forte incremento nos últimos anos. A construção do Complexo de Piscinas Rui Abreu, foi uma das obras mais importantes executadas na freguesia, pois trata-se de um equipamento que reúne excelentes condições para a prática de natação em todas vertentes, como sejam lazer, competição e formação, e cumpre todas as normas nacionais e internacionais, prescritas para piscinas curtas. Para além da piscina normalizada de 25X21 metros, possui também um tanque de aprendizagem de dimensões mais reduzidas.
       Outro equipamento já em funcionamento, é o novo Centro de Saúde de Eiras. Inaugurado em 2005, Esta estrutura, que serve mais de 20.000 utentes, é a única da Sub-Região de Saúde de Coimbra, a dispor de instalações (ginásio e balneários) para prestar serviços na área da Medicina Física de Reabilitação.





Locais de interesse

Igreja Matriz

        A primitiva Igreja de Eiras, foi mandada construir por D. Afonso Henriques, sendo Bispo de Coimbra, D. Vermudo, e localizava-se fora da povoação, julga-se que no lugar hoje designado por Cruz Nova. Entretanto, por dificuldades de acesso, especialmente no Inverno, por parte da população, que tinha de transpor um pequeno ribeiro (Rego) que nesse período transbordava, foi mandada construir dentro da povoação, então Vila, no reinado de D. José I, (conforme letreiro VIVAT REX JOSEPH aberto no escudo nacional que encima a porta de entrada), uma nova Igreja.





Capela do Espírito Santo:

        Situada no centro da Vila, teve relevante importância no início, por se encontrar próximo da população, ao contrário da Igreja, que se situava fora da localidade.
Esta capela foi fundada no último quartel do séc. XVI, embora só ficasse concluída na centúria seguinte. Começou por ser construída a capela-mor e só mais tarde a nave. A origem da capela está intimamente ligada ao culto do Espírito Santo, implementado pela Rainha Santa Isabel, de quem era muito devota, e que o difundiu, em especial na região centro do país, como testemunham as festividades em Eiras, Alenquer e Tomar (festas dos tabuleiros) e mais tarde nos Açores (festas do Santo Cristo).





Capela de Nossa Senhora do Loreto

        Situada no Loreto, ergue-se esta Capela situada no cimo de uma escadaria com dois lanços de degraus. Construída na primeira metade do sec. XVI, tem planta simples, longitudinal com volumes articulados dispostos horizontalmente. Na fachada principal, apresenta um nível mais elevado, basamento duplo e um pequeno nartex, ao qual se acede por uma escadaria de 10 degraus.




Capela do Santo Cristo

        Com acesso pela estrada que de Coimbra liga a Eiras via Cruz de Vale do Seixo, esta Capela surge-nos isolada numa implantação harmoniosa, à entrada da povoação. Construída no sec. XVII, esta capela apresenta um desenvolvimento pouco usual, porque se apresenta adossada a um templete dum cruzeiro de caminhos, que lhe serve de alpendre. Tem planta longitudinal composta por nave e sacristia. A fachada principal é muito simples, com empena triangular, porta rectangular encimada pelo Cristo Crucificado do cruzeiro, e duas frestas, uma de cada lado do alpendre. O alpendre é coberto por uma cúpula hemisférica simples que assenta em quatro pilares. Um deles apresenta a data de 1649. Debaixo da cúpula ergue-se uma cruz de grandes braços, contemporânea da época da construção.





Fonte de Eiras

       Esta fonte, construída no sec. XVIII, localizada no topo do largo do Terreiro da Fonte, é flanqueada à esquerda por uma casa de habitação, e à direita pela Igreja Matriz. É uma fonte pública de espaldar do tempo de D. João V (daí também ser conhecida por Fonte D. João V) do tipo da Fonte Nova de Coimbra. Formada por um corpo central e dois laterais mais baixos, tem ao meio o tanque e nas alas dois bancos apoiados por modilhões. Na epígrafe lê-se o seguinte: “ESTA OBRA MANDOV FA/ER ELREI DOM JOÃO V DOS / SOBEIOS DO CABESAM DAS / SIZAS DESTA VILA DE EIRAS ANNO DE MDCCXXXIII”. A fonte é alimentada por nascente, localizada no Gingil, tendo aí arca d’água quadrada com remate cónico, sendo depois transportada por aqueduto até Eiras.






Eventos anuais – Festas e Romarias

Nome do evento – Festa em Honra do Divino Espírito Santo
Data de Realização – Celebra-se sempre no domingo de Pentecostes.
Imagens:




Nome do evento – Cortejo do Imperador
Data de Realização – Último dia a seguir ao Domingo do Espírito Santo

Nome do evento – Dia da Freguesia – S. Tiago, Orago de Eiras
Data de Realização – Celebra-se no dia 25 de Julho de cada ano, com arruada de gaiteiros, missa solene e arraial habitualmente acompanhado de eventos culturais e tradicionais.

Nome do evento – Festas dos Santos Populares
Data de Realização – Realizadas em Junho, nos dias dedicados aos Santos Populares, pela comissão de Festas do Divino Espírito Santo recentemente empossada, constituem um dos mais visitados eventos da Freguesia. Vulgarmente chamadas “fogueiras”, são já famosas na região, pela sua qualidade e grandiosidade.

Nome do evento – Festas em Honra de S. Pedro
Data de Realização – Organizadas pela Comissão de Festas, no Ingote, no final de Junho, consta de procissão e arraial popular que se pode estender por mais de um dia.

Nome do evento – Encontro de Cantares Populares
Data de Realização – Evento organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca-Eiras-Coimbra, que conta com a participação de diversos grupos de folclore convidados. Realiza-se habitualmente na segunda semana de Junho, na escadaria da Igreja Matriz.

Nome do evento – Troca de Saberes e Tradições Populares
Data de Realização – Organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca-Eiras-Coimbra, no Bairro do Loreto, em Julho, conta com grupos convidados, e consta de danças e cantares de folclore, em espaço criado para o efeito, tendo por fundo, recriações em cenário, de motivos com interesse histórico da freguesia (Casas antigas, capelas, ribeira, etc).

Nome do evento – Mercado das Faniqueiras
Data de Realização – Igualmente organizado pelo Grupo do Brinca, este evento que se realiza no terreiro da Fonte em Setembro, consiste na recriação dos mercados, da forma como eram realizados antigamente. Aqui se vendem os artigos oriundos das colheitas agrícolas, bem como iguarias da doçaria regional. As vendedeiras trajam a rigor, com fatos idênticos ao usados nos tempos antigos, quando se dizia que “andavam ao fanico”, ou seja a recolher os produtos para vender no mercado.

Nome do evento – Casamento à moda antiga de D. Maria da Paz e de José Silva
Data de Realização – Evento levado a efeito pelo Grupo Folclorico do Brinca em 19 de Julho de 2008, pelas 16.00 horas na Igreja Matriz de Eiras.
Imagens: